Coleção
Engenharia Civil
Item
As vantagens de utilização do pavimento de concreto para vias de tráfegos pesados
Documento
Metadados
Título
As vantagens de utilização do pavimento de concreto para vias de tráfegos pesados
Descrição
Este trabalho explora os pavimentos de concreto em rodovias brasileiras, enfocando suas vantagens, desafios e aplicações. Desde a década de 1990, há um crescente interesse nessa tecnologia devido à sua durabilidade e resistência, especialmente em áreas de tráfego intenso. Os pavimentos são classificados em flexíveis, semirrígidos e rígidos, cada um com características e usos específicos. Pavimentos flexíveis consistem em camadas que gradualmente distribuem as cargas, ideais para estradas com tráfego variável. Já os semirrígidos combinam flexibilidade com a resistência do concreto na base, adequados para áreas com cargas mais intensas. Pavimentos rígidos, compostos por placas de concreto, distribuem as cargas diretamente ao subleito, destacando-se pela durabilidade e menor necessidade de manutenção. Dentre os tipos de pavimentação rígida, como concreto simples, com armadura contínua, protendido, pré-moldado e whitetopping, cada um tem aplicações específicas e características estruturais. São utilizados materiais como cimento Portland e agregados, seguindo normas técnicas para garantir qualidade e durabilidade das estruturas. Ao comparar pavimentos flexíveis e rígidos, observa-se que ambos têm vantagens e desafios influenciados por fatores como tráfego, custo inicial e durabilidade desejada. Conclui-se que, apesar do custo inicial mais elevado, os pavimentos rígidos oferecem uma solução sustentável e econômica a longo prazo, reduzindo interrupções para manutenção e melhorando o desempenho em áreas de alto tráfego.
Curso
Engenharia Civil
Palavra-chave
Pavimentos de concreto | Durabilidade | Economia
Orientador
Franklin Roosevelt Rodrigues do Ó
Autor
Cícero Wilson Neves Carvalho