Coleção
Fisioterapia
Item
INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Documento
Metadados
Título
INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Descrição
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista é conhecido por apresentar desafios
notáveis no desenvolvimento, abrangendo diversas áreas, incluindo as habilidades
motoras. A fisioterapia tem surgido como uma intervenção altamente vantajosa no
sentido de aperfeiçoar o desenvolvimento psicomotor dessas crianças, fornecendo um
suporte fundamental para seu progresso. Objetivo: Este estudo tem como objetivo
evidenciar a importância da fisioterapia no desenvolvimento psicomotor de crianças
autistas. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados
Pubmed, Scielo, Lilacs e Bireme. Foram selecionados artigos em Português, Inglês e
espanhol, publicados entre os anos de 2018 a 2023. Ao final foram selecionados 10
artigos para a revisão. Resultados: Os resultados mostraram que a fisioterapia, por
meio de terapêuticas diversificadas, como equoterapia, hidroterapia, exercícios
aeróbicos, fortalecimento, yoga, estimulação psicomotora, estimulação precoce, entre
outras, contribuem para o desenvolvimento psicomotor de crianças com TEA.
Discussão: O estudo sugere que a intervenção fisioterapêutica desempenha um
papel fundamental na melhoria do desenvolvimento motor dessas crianças. Além
disso, a abordagem parece ter um impacto positivo nas habilidades sociais e
comportamentais das crianças através da combinação de diferentes terapias.
Conclusão: A pesquisa contínua e a implementação de estratégias fisioterapêuticas
são fundamentais para garantir o sucesso das intervenções e melhorar a qualidade
de vida de crianças autistas.
Curso
Fisioterapia
Palavra-chave
Crianças autistas | TEA | fisioterapia | habilidades motoras
Orientador
Talita Carine Feitosa Medeiros
Autor
LUCIANA DUARTE DOS REIS CARNEIRO | YANE MICHELLY AMORIM DE BRITO