Início > Coleções > Serviço Social > A população em situação de rua e a política de assistência social: desafios nas demandas de trabalho do Assistente Social (Centro Pop Cohab)
A população em situação de rua e a política de assistência social: desafios nas demandas de trabalho do Assistente Social (Centro Pop Cohab)
Resumo
O presente estudo aborda a realidade das pessoas em situação de rua, através de uma pesquisa realizada no Centro de Referência Especializado em Situação de Rua (CENTRO POP RUA), foi possível identificar a realidade em que vivem estas pessoas, os preconceitos e descrédito que elas têm perante a sociedade. Tem como objetivo geral oportunizar reflexão e o questionamento sobre as demandas do trabalho do Assistente Social no CENTRO POP, sua importância para a garantia de direitos e estratégias para inclusão e a ampliação da autonomia destes usuários e sua superação da vivência das ruas. Os objetivos específicos estão pautados nos desafios postos ao Assistente Social no âmbito da proteção social de média complexidade, em particular no CENTRO POP. Identificar o perfil da população em situação de rua e as causas que os levaram para essa condição, os preconceitos e o descrédito que sofrem por não terem abrigo e quais direitos e projetos sociais existentes para defender esses indivíduos. O presente trabalho tem como maior objetivo analisar as demandas de trabalho do assistente social por meio deste equipamento, ao qual utilizamos como material de pesquisa e a garantia de proteção social e de direito aos assistidos, o impacto da pobreza, trazendo a discussão para a faculdade, alunos e sociedade em geral. A metodologia usada foi a revisão literária de artigos, revistas, trabalhos conclusos sobre o tema exposto e pesquisa bibliográfica para fundamentação, e entrevista de caráter empírica com a técnica de Serviço Social do equipamento CENTRO POP RUA-Cohab. No mais, o estudo visa dar sua contribuição para a sociedade conscientizando sobre a dificuldade que é viver sem cuidado e amparo social.