Documento
Metadados
Título
Técnicas para a cooperação da criança em atendimentos odontopediátricos
Descrição
Na rotina do atendimento odontológico, é muito comum que pessoas sintam medo e ansiedade independentemente de serem adultos ou crianças. Na odontopediatria, crianças podem se comportar de forma não colaborativa quando apresentam estes sentimentos. Nestes casos, o cirurgião-dentista pode utilizar técnicas de manejo comportamental, podendo ser técnicas farmacológicas ou não farmacológicas. Este estudo tem como objetivo descrever as técnicas de manejo comportamental em odontopediatria, visando o desenvolvimento de comportamentos mais adequados em crianças durante o atendimento odontológico. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, com uso de descritores em ciências da saúde (DeCS / MESH). As buscas foram realizadas nas bases de dados PUBMED, SCOPUS e WEB OF SCIENCE, gerando um total de 200 artigos. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados entre 2012 e 2022 em língua portuguesa, disponibilizados na íntegra e de forma gratuita. Os estudos indisponíveis gratuitamente e na íntegra foram excluídos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 18 artigos foram incluídos nesta revisão. Descreveram-se sete técnicas de gestão comportamental, tornando- se necessário o domínio de habilidades e embasamento científico para eleger e aplicar a técnica mais adequada. Além disso, ao trabalhar com crianças em assistência odontológica, é fundamental entender e respeitar todas as fases do seu desenvolvimento. Minimizar sentimentos de medo, ansiedade e stress infantis, significa melhor cooperação e maiores conforto e segurança durante o atendimento odontológico.
Curso
Odontologia
Palavra-chave
Aceitação pelo paciente de cuidados de saúde | Odontopediatria
Orientador
Karime Tavares Lima da Silva
Autor
Juliana Silva Camilo